segunda-feira, 17 de junho de 2013

Papo de mãe: alfabetização

Olá queridos !! 
O papo de mãe hoje é sobre alfabetização !
Como já contei, dei aula e no último ano que trabalhei estava em uma turma de pré-alfabetização. Eu pensava, sinceramente, que a professora tinha o trabalho mais difícil, só que não !! Rsrs ! Agora que estou do outro lado, vejo como é difícil essa tarefa !
O João Pedro está no 1° ano e iniciando a alfabetização, ele vai para a escola desde 11 meses e sempre teve contato com as letras e números (né professora Priscila ?! ) e modéstia a parte, ele sempre foi bem !
Agora nessa fase, Jesuiiiiiiis ! Loucura, loucura, loucura ! Tem dia que tá  empolgado e vai embora, agora tem outros que quem quase vai embora sou eu....ele não consegue ler as silabas, dai chora, dai tento de novo e ele chora que não consegue e eu brigo, dai penso que não devo brigar... Dai para piorar perguntei para a professora e ela disse que lá ele ta indo super bem, dai penso que o problema sou eu ! 
Mas muita calma nessa hora !! Vou compartilhar algumas dicas, como pedagoga e professora para nós mamães  !! 
  1. paciência, muita paciência, eles estão aprendendo, é muita novidade, para nós adultos, faz parte do nosso dia-a-dia ler, olhamos as palavras e já entendemos rapidamente;
  2. estudo, é preciso muito treino, dedicação das crianças e nossa também, não apenas na hora de fazer a tarefa, mas no mercado, no passeio, na leitura de um livro, eles precisam entender que a leitura faz parte da rotina ! 
  3. método, procure saber na escola, qual o método que eles utilizam, na escola que eu trabalhava era o fonético ! Acredito que é o melhor, pois as crianças aprendem o som das letras, facilitando muito mais, porém na escola do João é o método global, então para não confundir muito ele, faço do mesmo jeito que a professora ! Então converse na escola, descubra formas de ajudar seu filho (a) com o método que a professora utiliza. 
Eu acredito que com essas 3 dicas podemos ajudar e muito nossos pequenos !! Se alguém tiver alguma dúvida pode entrar em contato comigo ok ?!
E para terminar olha que fofo ele lendo algumas palavras ( percebam que ele descobriu que beca é igual de Rebeca !!! ) 

Beijinhos
Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui !!!